Start Simple

agosto 9, 2007

O site que vai estrear o conteúdo de verdade desse blog não é nenhum dos meus preferidos, nem mesmo é um site tão bom assim ou que ofereça um serviço indispensável. Mas eu me identifiquei com o lema dele. “Start simple” é exatamente o que este blog quer, então vamos falar de Symbaloo.

Clique para ver em 100%

“Direto e reto”, o Symbaloo se propõe a ser a sua página inicial. Para aqueles que se beneficiariam em ter um lugar central onde fazer pesquisas e acompanhar atualizações de sites sem ter que abrir várias janelas ou abas diferentes, é um prato cheio.

Cada um dos quadrados coloridos que você vê na imagem é um tipo de mecanismo de busca que, ao ser clicado, carrega-se naquele pequeno painel central. Além das opções normais como busca (Google) e enciclopédia (Wikipedia), há várias opções mais interessantes, como tradução, dicionário, receitas, torrents, legendas, imagens, vídeo e música. Todos os quadrados podem ser movidos do lugar onde estão, simplesmente arrastando e soltando.

Ao clicar em cada um deles, o mecanismo de busca correspondente será carregado com a fonte padrão para cada caso. Por exemplo, o mecanismo padrão de busca para músicas é o Last.fm. Porém, se você tiver alguma birra com ele, pode clicar em um pequeno botão e escolher alguma outra fonte.

Opções
Opções de tradução. Se a sua fonte preferida não estiver presente, você pode sugerir a inclusão

Como não é apenas de mecanismos de busca que uma boa página inicial é feita, o Symbaloo também oferece ícones de RSS. Ao clicar em um deles, o painel central exibe a lista dos últimos conteúdos daquele feed, apenas com os títulos. Clicando, você é redirecionado para o site e pode ler a matéria.

Não alimente os feeds
Na imagem, o feed do 16-BIT, o meu blog de games

Mas e aquele monte de quadrados vazios? Eles não estão lá por acaso. Ao passar o mouse sobre um deles, a opção “Add here” vai aparecer.

Adicione o que quiser

Clicando, você vai para um painel onde poderá escolher um dos muitos mecanismos de busca ou feeds de RSS que são disponibilizados pelo site, mas também pode incluir conteúdo pessoal. O RSS do H2Web, por exemplo. 😉

Painel de adição (Clique para 100%)

Devo perder o meu tempo com ele?
Em uma época em que o uso de abas vem se tornando cada vez mais o padrão absoluto de navegação, a idéia de “página inicial” tem perdido um pouco a força. Meu Firefox, por exemplo, está configurado para sempre abrir restaurando todas as abas que estavam abertas quando ele foi fechado pela última vez. Não sei quando foi a última vez que eu cliquei no botão “home” dele.

Outro problema com o Symbaloo é que ele trabalha apenas com cookies e não com identificação de usuários. Se você começar a usá-lo em casa, terá que refazer todas as configurações em qualquer outro computador. Isso é grave, mas é um problema que já está para ser resolvido em uma das próximas atualizações.

Porém, como eu disse lá no início, para algumas pessoas pode ser útil.

Interessou? www.symbaloo.com.

Deixe um comentário